Como o Gerenciamento de Risco é um tema desconhecido, para muitos e através da minha experiência nessa área, resolvi expor um pouco do desse tema para um melhor entendimento para a maioria.
Um dos maiores desafios do transporte rodoviário de carga é oferecer ao cliente um serviço de confiança agregado ao menor
tempo de transporte e evitando ou minimizando os riscos que essa carga pode sofrer durante a entrega.
Existem várias formas de se tratar os riscos no transporte de carga, sendo que as principais são relacionadas à segurança das
cargas contra roubos e extravios. Destacando-se nesse sentido a aquisição de apólices de seguros e a
prática de medidas de segurança .
Através da experiência constata-se que o modal rodoviário é a principal forma de transporte de cargas no Brasil, e isso
requer uma considerável atenção para os diversos problemas estruturais que o setor enfrenta, entre eles o roubo de cargas.
Estima-se que o transporte rodoviário represente quase 70% do total de cargas transportadas no país, e as cargas são alvos
constantes de quadrilhas de roubos de mercadorias.
Um dos fatores que contribuíram para a redução do roubo de cargas é o gerenciamento de risco, que com medidas
preventivas, agrega valor à logística, maximiza a segurança da carga transportada, antecipando medidas de segurança para
detectar e prevenir riscos nas operações de logística e transporte de produtos.
Algumas companhias seguradoras, diante do aumento do número de ocorrências de roubo nos últimos anos, condicionam a
contratação do seguro à implantação de gerenciadores do risco e a utilização de medidas de segurança como, a utilização de
escolta armada, implantação de sistemas de rastreamento, dentre outras.
Com o alto índice de roubos, toda a sociedade perde, desde a indústria, que deixa de colocar seu produto no mercado no
prazo certo; o transportador, que além da carga, perde um equipamento de serviço e terá sua apólice agravada; o corretor,
que aumenta a sinistralidade na sua carteira; o gerenciador de riscos, que não informou no tempo certo o ocorrido; a empresa
de rastreamento, que acaba perdendo credibilidade; e no final o consumidor, que paga mais caro.
O Gerenciamento de Risco, que apresenta um grande potencial para o aprimoramento do serviço logístico, principalmente na
redução do desempenho operacional e na melhoria de confiabilidade do serviço.
Para minimizar os prejuízos causados pelo roubo de carga, os embarcadores e as transportadoras, vem adotando medidas
preventivas para dar suporte no transporte de mercadorias, visando a garantir a sua integridade.
O processo de gerenciamento de risco no transporte rodoviário de cargas inicia ao receber a mercadoria do embarcador e
estende-se até a entrega do produto ao seu destinatário.
O transportador tem responsabilidade total pela segurança da carga enquanto esta estiver ao seu poder ate a entrega.
Ferramentas que são necessárias para que o gerenciamento de risco obtenha resultados satisfatórios.
– RASTREAMENTO DA FROTA – Utiliza as tecnologias de transmissão de dados via satélite como GPS e Celular como GPRS
para verificação de posicionamento de veículos.
– ESCOLTA ARMADA – Dependendo da orientação da Gerenciadora de Risco ou Seguradora (Através do PGR*), as cargas de alto valor agregado e que são
sujeitas a alto risco.
A utilização da escolta armada é uma segurança a mais para a carga.
As escoltas devem ter equipamentos de rastreamentos ao qual serão acompanhadas pela Gerenciadora de Risco ou Transportadora.
*PGR – Plano de Gerenciamento de Risco:
O Plano de Gerenciamento de Riscos descreve como a identificação, a análise qualitativa e quantitativa, o planejamento de respostas, a monitoramento e o controle do risco será estruturado e realizado ao longo do ciclo de um projeto.
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